quinta-feira, 28 de maio de 2009

CULTURA URBANA E EDUCAÇÃO


No contexto de o que vem a ser cultura urbana entende-se que é o que é próprio da cidade.Então, ela desenvolve-se na rua, com a expressão dos grupos que à ela pertencem, e a estratégia é a arte - a ponte entre educação e cultura. Não se pode esquecer o fato de que é no espaço escolar que o processo, que é permanente, que ela precisa aparecer, incorporando todas as manisfestações - as danças, músicas, pinturas, literatura, esportes, etc.
Este modo de estar na vida (em outras palavras, esta cultura) é o proceso que reforça os laços, melhora a auto-estima, transforma, democratiza.Com o crescimento das favelas no mundo todo, a periferia fala alto cada vez mais, sendo um fenomeno cultural mais importante da última década no Brasil. As danças Afro-reggae,hip-hop, desenhos de grafite,festivais de rock locais, prática de esportes como basquete, skate,etc, são a prova viva disto tudo. As fronteiras simbólicas nos fazem voltar ao fato de que território só o é de fato se for transformado, se tem uma história...
Embora as ONGs não venham para mudar de uma hora para outra as realidades, elas, com certeza servem de ponte para transformá-las... Observe-seo uso das cores nas atividades artísticas - cores frias representam baixa auto - estima... A cultura urbana definitivamente está aí para reinventar,criar,inovar... através de seus saberes populares,das formas que envolvem também o tecnolólico ( filmagens, fotos, internet )... Abrir as portas para as culturas locais é, definitivamente, uma metáfora: elas já estão nos alunos das escolas. Repensando o currículo pode-se fazer esta inclusão (lembremo-nos de nossas raízes negras e indígenas) perpetuando, assim, a cidadania. Esta inclusão também deve incluir as mulheres, segurança pública, tecnologia, periferias.
A valorização da cultura, é enfim, a arena/chave onde a comunicação está aberta, onde as ONGs "mapeiam" a cultura, que não precisa de local específico para acontecer, para existir.algumas afirmações precisam ser repensadas pois: a favela é contemporãnea e estigmatizada... O que se produz lá tem o seu valor para as mudanças sociais - CADA UM É UM SER CRIADOR!!!...

Um comentário:

  1. Olá Vera...
    O seu texto está muito bom, bem profundo.
    Realmente, a cultura urbana já está na escola através do aluno que estuda nela, então cabe a escola aproveitar essa forma de expressão para despertar uma aprendizagem significativa e de qualidade.
    Um abraço...
    Professora Juraci

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